I Festival de Música Erudita divulga vencedores dos concursos em Santo Antônio do Pinhal
Evento contou com participação de jurados do Brasil e de várias partes do mundo.
A coordenação do I Festival de Música Erudita de Santo Antônio do Pinhal-SP divulgou a relação dos vencedores do II Concurso de Cordas Friccionadas e do I Concurso de Música de Câmara, realizados em julho, o Auditório Municipal da cidade.
O festival encerrou neste domingo (30) com concerto da Orquestra de Câmara do Centro Universitário Santa Cecília. O festival foi promovido pela prefeitura, com diversos concertos gratuitos, durante todo o mês de julho, em parceria com o Centro Universitário Santa Cecília, de Pindamonhangaba.
A programação contou com parceria também do Projeto Encorda, que reúne os principais conjuntos e instituições de instrumentos de cordas friccionadas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte. Além dos concertos gratuitos o evento teve masterclass com Bernardo Bessler, do Rio de Janeiro, e considerado o mais importante professor de violino no Brasil.
O I Festival de Música Erudita contou com apresentações das seguintes instituições: Projeto Guri Aparecida, Universidade Santa Cecília (Pindamonhangaba), Quintessência, Orquestra Sementear (Araguari-MG), Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo (Taubaté), Camerata Zajdembaum (Taubaté), Projeto de Educação Musical do Santuário Nacional de Aparecida (PEMSA), Projeto Montanh’Arte (Santo Antônio do Pinhal), Fundação Lia Maria Aguiar (Campos do Jordão), Orquestra Jovem de São Bento de Sapucaí, Camerata Sonata (Caçapava) e Instituto Luzes da Ribalta (São José dos Campos).
Resultados dos concursos:
I Concurso de Música de Câmara
Jurados: Álvaro Benfica (professor da Universidade Santa Cecília de Pindamonhangaba-SP e do Projeto Guri de Aparecida-SP); Denis Pinheiro (professor e maestro da Universidade Santa Cecília de Pindamonhangaba-SP e da EM de Artes Maestro Fêgo Camargo de Taubaté-SP); Fábio Gomes e José Otávio (coordenadores do Projeto PEMSA de Aparecida-SP); e Nelson Rechdan (sup. educ. do Projeto Guri).
CLASSIFICAÇÃO
Orquestra Sementear (Araguari-MG): 1° Lugar
Quarteto de Cordas (Taubaté-SP): Violino 1: Leonardo Lopes; Violino 2: Rafael Oliveira; Viola: Lucas Azevedo; Violoncelo: João Nery: 3° Lugar
II Concurso de Cordas Friccionadas
Jurados: Álvaro Benfica; Denis Pinheiro; Nelson Rechdan; Michael Alves (professor em Viena, Áustria); Jader da Cruz (Violista da Orquestra Sinfônica do Paraná-PR); dr. Leonardo Rosário (professor e coord. de música na Kansas Wesleyan University, EUA); Wesley Ferreira Santana (Spalla da Orquestra Sinfônica de Goiânia-GO); Elizeu Moreira (professor e Spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa-RJ); Denis Rangel (professor e integrante das orquestras sinfônicas Cesgranrio e Theatro Municipal do Rio de Janeiro); Bruno de Almeida (professor e chefe de naipe das Violas da Orquestra Joseense); e Rosenilson Barbosa (professor no Projeto PEMSA e Maestro da Camerata Sonata).
CLASSIFICAÇÃO
Violino Básico
Millena Soares de Souza (Taubaté-SP): 1° Lugar
Raicca Surraila Alves dos Santos (Pindamonhangaba-SP): 2° Lugar
Ana Clara Ribeiro Frota (Jacareí-SP): 3° Lugar
Gabriela Augusta Bessa Marcelino (Taubaté-SP): 3° Lugar
Violino Avançado
Raissa de Oliveira Feitosa (Aparecida-SP): 1° lugar
Maria Eduarda Carvalho Ferreira (Moreira César-SP): 2° Lugar
Viola Básico
Pietra Emmanuela Eleoteria Crispim e Aquino (Taubaté-SP): 1° Lugar
Viola Intermediário
Dora Sansígolo Vieira Da Silva (Campos do Jordão-SP): 1° Lugar.